Aromaterapia e a Massagem Ayurvédica
- Franco Costa
- 11 de abr. de 2016
- 2 min de leitura

Na sua sessão de massagem Ayurvédica, para além da escolha do óleo vegetal de base mais apropriado a si (pela determinação do seu Doscha: ver artigo “A escolha dos óleos na sua massagem Ayurvédica”, de 26 Fevereiro 2016), recorremos à aromaterapia.
No que consiste a aromaterapia?
É a arte e a ciência de usar as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, para promover a saúde e o bem estar do corpo, da mente e das emoções.
Uma nota: um óleo essencial não é uma essência. A primeira é uma substância natural, volátil e que não se mistura com a água: sendo extraída de diversas partes das plantas aromáticas por destilação a vapor ou por expressão a frio (raspagem). A secunda é uma substância industrializada com a finalidade de obter um aroma idêntico ao natural a um menor custo, não possuindo a riqueza de substâncias e de propriedades terapêuticas dos óleos essenciais.
Como actuam os óleos essenciais?
São óleos 100% naturais, extremamente concentrados, que penetram em nosso organismo através do sistema respiratório (inalação, aroma ambiental, perfumes naturais) e da pele (massagem, banho, compressas, etc), sendo completamente absorvido por este e não deixando resíduos nocivos.
Devido à riqueza desses óleos, estes possuem diversas propriedades terapêuticas que nos beneficiam aumentando o nosso sistema imunológico e, ainda, são excelentes ajudas no auxílio a várias situações. Tais como: apatia, depressão, insónia, stress físico e mental. Ainda, possuem propriedades expectorantes, desintoxicantes, regenerativas, analgésicas e calmantes. Têm outros efeitos como: hidratação, tonificação, estimulação, anti-sépticos, anti-bacterianos, cicatrizantes, etc.
Dada a sua alta concentração, estes óleos essenciais devem ser diluídos antes de serem aplicados.
Por exemplo, numa massagem diluímos numa proporção de 3%, sensivelmente 12 a 18 gotas para 30 ml de óleo vegetal.
Outro exemplo, como forma de aromatizar e ambientar um espaço (quarto, sala de estar, etc…): colocar num aromatizador cerâmico com vela uma média de 10 a 20 gotas, de um ou até 3 óleos, com um pouco de água, para uma área de 20 m2. Dica: teste com menos gotas, pois dependendo do óleo que escolheu, a intensidade e o poder de cheiro diferem de uns para outros.
Utilizemos um exemplo de um óleo essencial muito apreciado pela maioria das pessoas: a lavanda!
Quais as propriedades reconhecidas a esta planta?
Ajuda a reduzir os níveis de stress físico, mental e emocional. Ajuda a lutar contra a insónia. Desintoxica o organismo. Tem propriedades cicatrizante e regeneradora dos tecidos. Ajuda nos casos de queimaduras, cortes, acnes e até picadas de insectos. Auxilia em casos de ansiedade, colapso emocional, confusão mental, depressão, irritabilidade. E ainda, ajuda para combater a celulite, a asma-bronquite, tem efeito analgésico e até anti-bacteriano.
ATENÇÃO: as formas de aplicações para cada um desses casos devem ser feitas e indicadas por um especialista em aromaterapia. Para a massagem Ayurvédica, o seu terapeuta irá sempre diluir os óleos essenciais em óleos vegetais antes de os aplicar!
Assim, no seu gabinete Zen Shiatsu, aquando da sua sessão de massagem Ayurvédica, para além de usarmos o óleo vegetal adequado a si, também procuramos saber como se encontra nesse momento para usarmos 3 óleos essenciais que mais necessita!
Assim, criamos um menu com 9 opções para a(o) ajudar! Iremos explicar os benefícios de cada uma dessas opções nas próximas divulgações!
Boa leitura!






Comentários