top of page

O Desejo Sexual Feminino Hipoactivo (DSF), tratar com Shiatsu e Ayurveda Terapêuticos

  • Foto do escritor: Franco Costa
    Franco Costa
  • 20 de abr. de 2016
  • 3 min de leitura

Perdoem-me a franqueza, mas fiquei espantado com a percentagem elevada que li num artigo (e de onde retiro para aqui várias partes) sobre o tema em causa!

[Artigo elaborado através do trabalho de conclusão de curso CETN - Sorocaba 2009, cujos autores TANABE K. C.; OLIVEIRA M. C. T., foram orientados por Ewerton Quirino da Silva, adaptado por profª Brena Montanha: disponível em https://www.cetn.com.br/artigos/acupuntura-no-tratamento-do-desejo-sexual-hipoativo-em-individuos-do-sexo-feminino/20120508092107_P_074].

“Em agosto de 1998, foi realizado o I Consenso Internacional de Disfunção Sexual Feminina (de agora em diante designado por DSF), em Amsterdão- Holanda, onde a DSF foi considerada pela primeira vez um problema multicausal e multidimensional, combinando factores biológicos, psicológicos e interpessoais, que afetam de 20 a 50% das mulheres. (ANKIER, 2004)

Um estudo realizado nos EUA, Reino Unido e Suécia, indicou que 40% das mulheres com idade entre 18- 59 anos apresentam queixas sexuais significativas e, dessas, 33% tem défice do desejo sexual (BALLONE,2004). Segundo Ballone (2005), a DSF atinge 51% das mulheres, número maior que a incidência da disfunção sexual masculina, que fica em torno de 48%.

Devido ao grande número de queixas de desejo sexual hipoativo ou, falta de libido, que encontramos em nosso dia-a-dia, optamos por avaliar quais as possíveis causas dentro da visão da Medicina Tradicional Chinesa -MTC, já que esse assunto foi pouco estudado.

O principal diagnóstico energético encontrado nas avaliações foi estagnação do Qi e Xue com deficiência do Baço (falamos aqui do Meridiano).

Método do estudo:

Foi realizada pesquisa de campo, com uma pré-seleção para separar um grupo de mulheres que não faziam uso de qualquer medicamento e que não apresentavam alterações geniturinárias. O grupo foi fechado com 08 mulheres na faixa etária de 25 a 35 anos, sendo que todas preenchiam os requisitos citados.

O tratamento do estudo (acupuntura) foi realizado duas vezes por semana, no período de 28 de setembro a 30 de outubro de 2009 (cinco semanas), totalizando 10 sessões […].

As mulheres preencheram um questionário antes e após o tratamento, elaborado para avaliar a evolução da sua DSF.

Lembramos que o Quociente Sexual não se refere somente ao desejo sexual, mas a todo o contexto que engloba a sexualidade feminina (desejo e interesse sexual, excitação pessoal e sintonia com o parceiro, orgasmo e satisfação sexual).

Isolando somente a respeito do desejo sexual, tivemos relatos de melhora em 75 % dos casos , onde as pacientes relatam maior disposição para o sexo. Embora este estudo não englobe outras alterações e evoluções vale ressaltar, para futuros estudos, que as mulheres referiram melhora em outros aspectos de suas vidas, como:

  • Maior disposição para as atividades do dia-a-dia;

  • Melhora dos sintomas da TPM;

  • Melhora do quadro emocional. Destacando-se a ansiedade;

  • Melhora do quadro de constipação intestinal, que era presente em alguns casos.

A disfunção sexual feminina mais encontrada é a diminuição do desejo sexual; com o estudo pudemos concluir que a acupuntura é um excelente tratamento, sendo que consegue melhorar outros aspectos físicos e emocionais de cada paciente em particular.

É importante que, para um resultado positivo com a acupuntura, seja feita uma avaliação minuciosa com relação á causa da disfunção, pois alguns casos necessitam de outros tratamentos complementares.”

No seu gabinete Zen Shiatsu [ http://zenshiatsu8.wix.com/shiatsu ], poderemos igualmente ajudá-la: o Shiatsu Terapêutico realiza a sua avaliação pessoal, enquadra a sua patologia e respectiva etiologia, e elabora um tratamento que se interliga ao longo da sua sessão de Zen Shiatsu, ao mesmo tempo que cuidamos do seu corpo, aplicamos o tratamento com os dedos do terapeuta sobre os pontos de acupuntura. Recomendamos ainda, após a realização do shiatsu terapêutico ou em simultâneo, realizar sessões de massagem terapêutica Ayurvédica, pois esta irá ainda acrescentar os benefícios da aromaterapia desenvolvida para esse efeito e combinará as técnicas de massagem Ayurvédica estimuladoras das suas glândulas responsáveis pela segregação equilibrada das hormonas ligadas ao seu bem estar emocional e ressentir de felicidade, como permitirá reencontrar o contacto da sua mente com a sensibilidade do seu corpo e da sua pele.

 
 
 

Comentarios


bottom of page