top of page

Você e a mudança de estação: a Primavera!


Porque motivo dizemos sempre que as incontornáveis sessões de Shiatsu a realizar são as da Primavera e do Outono?

Essas duas sessões são aquelas em que o princípio energético (Yin/Yang) se inverte: a Primavera é a re-exteriorização da energia após a fase de repouso do Inverno, e o Outono – pelo contrário – é o retorno à interiorização da energia após a sua plena expansão ocorrida ao longo do Verão. E é importante que essas transições ocorram correctamente para manter o equilíbrio energético global do nosso corpo.

A estação energética da Primavera vai de 4 Fevereiro até 6 Maio.

A Primavera pertence a energia da Madeira cujo princípio é a mobilização, a exteriorização.

Os órgãos associados são o Fígado e a Vesícula Biliar. Na Medicina Chinesa, estes órgãos suportam os tendões, os ligamentos, a tonicidade dos músculos, a visão, a desintoxicação do sangue, o metabolismo do açúcar no sangue, etc.

No Inverno, se seguirmos o ciclo das estações e se respeitarmos esta fase energética de repouso, teremos reforçado a energia dos Rins que faculta a potência de fundo do nosso organismo. Teremos feito o balanço do ano transacto e preparado os nossos projetos para o novo ano que se inicia!

A Primavera vai nos facultar a energia para sair da fase de repouso e nos mobilizar, nas melhores condições, para os nossos projetos. A energia do Fígado em equilíbrio estará em boas condições para transformar as gorduras acumuladas em energia disponível.

No entanto, no ocidente, continuamos a nos esgotarmos no Inverno, e observamos recorrentemente uma energia dos Rins esgotada ou desequilibrada. Muito são aqueles que sofrem de problemas de costas, cuja intensidade seria menor se cuidassem da energia dos seus Rins. Ainda, os excessos de culinária vão submergir o Fígado em toxinas, o que perturbará a sua ação (daí muitos procurarem as curas de desintoxicação que costumamos fazer regularmente na Primavera).

Se olharmos para o ciclo energético da Medicina Chinesa, vimos que o Rim nutre o Fígado em energia (é este que fornece a potência de fundo para regressarmos á acção).

De modo a nos prepararmos para a fase activa e consumidora de energia que são as estações Yang do ano (a saber a Primavera e o Verão), recomendamos:

- Fornecer ao Rim a sua energia (em quantidade e em qualidade).

- Preparar o Fígado para assegurar o seu papel nas melhores condições.

- Praticar uma actividade física regular, no mínimo uma caminhada diária de 30 minutos.

As curas desintoxicantes serão um aliado para este reequilíbrio por suprimir as causas fisiológicas de desfuncionamento do Fígado, mas estas curas não terão o poder de reequilibrar o nosso sistema energético! Tal reequilíbrio poderá ser facilitado pelas práticas oriundas da Medicina Chinesa como a acupuntura, o shiatsu, a prática regular de ginástica energética (Qi-Gong, Tai-Chi, Do-In) associado a uma dieta e um modo de vida equilibrado!

Nota: estariam interessados em realizar um workshop sobre a auto massagem Do In? Deixe nos a par do seu interesse na nossa caixa de correio!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page