top of page

O Inverno, o Elemento da Água e Como Cuidar da Energia do Rim segundo a Medicina Oriental

Atualizado: 1 de nov. de 2021

Para os mais curiosos sobre as temáticas da energia, da acupuntura e dos pontos de reflexologia, decidimos elaborar este texto para interligar estes temas com a estação do inverno, de forma simples, básica e pragmática.

No Oriente, o inverno está associado ao que se chama de elemento da Água, sendo um elemento uma das 5 formas de manifestação da energia ao longo do ano, no homem e nas mais variadas formas de vida.

A esse elemento e a sua forma de manifestação energética correspondem vários atributos (não serão todos elencados neste texto). No que diz respeito ao corpo, este elemento da água associa-se aos meridianos denominados de Rim e de Bexiga (referente a mais do que os respectivos nomes do órgãos físicos) e esta manifesta-se de forma profunda no Inverno (que para os chineses ocorre nos arredores de 09 de Novembro até 04 de Fevereiro - data de arranque do novo ano chinês). Por último, estes meridianos têm associações aos órgãos como o mesmo nome, ao metabolismo, a reprodução, as supra renais, a maturação emocional, ao desenvolvimento físico, a função dos órgãos sexuais, a longevidade, a força dos ossos, aos cabelos, a audição, aos dentes, etc.


Para além dessas associações, existem as noções de:

- Elemento Água equilibrado: ou seja, uma energia dos Rins forte e equilibrada nos faculta vontade, calma dentro de nós, decisão, perspetiva corajosa na vida, sentido de ouvinte, profundidade, a realização de coisas na vida aceitando os avanços e os recuos do decurso normal dos eventos, uma saúde forte, condutas sexuais equilibradas, suavidade de caracter, etc.

- Elemento Água desequilibrado: ou seja, uma energia dos Rins fraca e desequilibrada se traduz em nós por sentir medo e insegurança na vida, por dificuldade em ter força de vontade, por uma situação de doença crónica, por ser susceptível a doenças, por uma fraqueza geral, por uma disfunção sexual, por indecisão, inquietação, estar em alerta, pouca vontade, e ainda por sujeição aos medos e as angûstias profundas, etc.


Então como podemos recompôr / repôr o elemento água em equilibrio? Melhor ainda - pensando mais a frente - como o manter em equilibrio?

"Puxando desde já a brasa para nós": usufruindo dos serviços do Gabinete Zen Shiatsu 8!

E mais ainda! Pense da seguinte forma: o elemento água armazena os recursos e as reservas, é tipo uma bateria de telemóvel, cuja disponibilidade aumenta e diminui conforme o uso e o carregamento: esta visão deste elemento é muito importante!

Dito isto, e sabendo que o nosso corpo não repõe os nossos recursos para o mesmo nível do nosso nascimento, devemos dar o nosso melhor para repôr (carregar a bateria!) o elemento água da modo mais eficaz possível com base nas nossas escolhas saudáveis de estilo de vida e de cuidados próprios!


Os Taoïstas debruçaram-se sobre este assunto e muitas das ideias abaixo seguem os seus conselhos!


E que escolhas são essas? Como manter um elemento água forte?


1. Escolhas de estilo de vida:

a. Descanso: ouça o seu corpo! Actividades físicas em excesso? Conserva o máximo de energia possível. Procure reduzir o impacto global de stress vivido diariamente e que o esvazie do seu elemento água; muito mais ainda no Inverno. Saiba como planear a sua actividade física e o seu repouso, manter o seu equilibrio actividade/descnaso, contacte-nos!

b. Reposição: procurar atividades em que você sente que recarregue a energia do seu corpo e da sua mente é importante para contrariar o excesso de esforço, de stress e de esgotamento da sua energia. Procure caminhar na natureza, é um dos elementos chave! E procure junto de nós algumas sugestões dessas actividades, contacte-nos!

c. Relaxar: excesso de pensamento? Ansiedade? Receios? Choques de sudação? Pense na importante conexão entre o seu corpo e a sua mente! Não se ponha a inventar desculpas, em especial as que se repete a si mesmo vezes sem conta ao longo de tantos anos, tome uma atitude! Encontrar maneiras de lidar com emoções desconfortáveis é importante para manter o corpo saudável e evitar de constantemente esvaziar a “bateria da vida”.

d. Regrar a sua atividade sexual no Inverno, pois o excesso nesta estação pode afetar negativamente a força e a capacidade do elemento água. Seja regrado, procure saber mais sobre o tema...

e. Procure adotar um estilo de vida "slow life": deite-se mais cedo no Inverno, sobretudo em Novembro e em Dezembro, do que nas outras alturas do ano! Cuide e mime o seu corpo: procure as nossas massagens de caracter holístico, que vão analisar e tratar do seu corpo para além do físico, indo ajudar o seu mental e o seu emocional! Procure mais momentos de convivio em família!


2. Cuidados próprios no Inverno:

a. Mantenha o fundo das costas coberto e morno. Em particular no inverno, e não só!

b. Faça acupuntura, massagem shiatsu e ayurvédica, "pense fora da caixa" e desafia-se com o reiki, tudo isto de modo a manter as suas costas saudáveis e fortes (especialmente a zona lombar). Procure-nos!

c. Cuida de si próprio com exercícios de “restauro / reconstituição” da energia: chi kung, yoga, tai chi... E caminhadas na natureza. Procure-nos!

d. Use meias. Tal prevenirá o frio de subir pelo meridiano do Rim até á sua zona lombar.

e. Privilegia uma música de despertar suave no seu telemóvel, e não saia logo da cama, estira-se lentamente tal qual um gato!

f. Veja cada dia como um novo ciclo, uma nova oportunidade de viver esse dia de forma plena!

g. Realize algumas respirações pelo abdómen antes de se levantar da cama! E também faça algumas dessas respirações durante 2 minutos várias vezes ao dia! Se não sabe respirar pelo abdómen, então teremos todo o gosto em ensinar com as nossas aulas! Procure nos para saber mais!

h. No fim do dia de trabalho crie um ritual de "corte" de tudo o que se passou nesse local, de modo a ficar lá, e chegar a casa com outra disposição que não a de um estado de stress... Caso seja a sua situação diária de trabalho!


3. Hábitos alimentares: algumas pessoas manifestam frieza e fraqueza (a) no inverno, enquanto outras manifestam rubor quente, rosto vermelho e irritabilidade (b).


a. Pessoas com sintomas de frieza: ou seja, sensível ao frio, com cansaço, com a lombar fraca, com disposição melancólica, ou até com fezes moles. Para essas recomenda-se durante o Inverno:

i. Evitar: ingerir alimentos frios (do frigorífico) e os que geram frio no seu corpo (comida congelada, comida crua, frutos cítricos e saladas).

ii. Procurar: cozinhar a vapor os seus vegetais e apostar nas sopas quentes. Adicione especiarias quentes: chili, pimenta, alho, canela e gengibre.


b. Pessoas com sintomas de calor: ou seja, com as bochechas vermelhas, sensação de aridez, com noites transpiradas, com a sensação de calor, ou com preguiça mental.

i. Só porque tem sintomas de calor, tal não significa que deve comer alimentos frios! Experimenta alimentos neutros e leves: batata-doce, frango, ovos, repolho – couves, espargos.

ii. Evitar: sobre estimular o seu corpo com líquidos térmicos: café, chá, álcool.


Nota muito importante: não deixe a sua “bateria” chegar ao fim ou a um nível muito baixo, recarregue-a! Agora! Pois o Inverno é a estação por excelência para tal: a natureza abrandou o seu ritmo, tudo está em repouso, tudo está dentro da terra, a nutrir-se profundamente na terra, tudo abranda, inverna, o sol põe-se mais cedo e levanta-se mais tarde, siga o exemplo da natureza!


Uma boa leitura, e venham conhecer a Zen Shiatsu 8.



Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page