top of page

O Inverno, o Elemento da Água e Como Cuidar dessa Energia no seu Corpo

Atualizado: 27 de nov. de 2024



Designed by Freepik


Para os mais curiosos sobre as temáticas da energia, da acupuntura e dos pontos de reflexologia e as suas associações a sua saúde global, decidimos elaborar este texto para interligar estes temas com a estação do inverno, e como ligar de forma simples, básica e pragmática, a sua vida diária.


No Oriente, o inverno está associado ao que se chama de elemento da Água, sendo um elemento uma das 5 formas de manifestação da energia universal (Ki em Japonês, Chi em Chinês e Prana em Indiano) no planeta ao longo do ano, no Homem e nas mais variadas formas de vida.


A esse elemento e a sua forma de manifestação energética correspondem vários atributos (não serão todos elencados neste texto). No que diz respeito ao corpo, este elemento da água associa-se aos meridianos (linha que une os tsubos, ou seja, os pontos de acupuntura/acupressão) denominados de Rim e de Bexiga [referentes aos respectivos órgãos físicos, a sua localização anatómica pelo percurso do meridiano ao longo do corpo, e ainda a suas influências nos apectos mentais, emocionais e espirituais].

A energia da Água manifesta-se de forma profunda no Inverno (que para os chineses ocorre nos arredores de 09 de Novembro até 04 de Fevereiro - data de arranque do novo ano chinês). Esta energia associa-se então as características dessa estação: o frio, o abrandar da natureza, a dimunuição da luminosidade, etc. Assim, estes meridianos têm associações aos órgãos com o mesmo nome, ao metabolismo, a reprodução, as supra renais, a maturação emocional, ao desenvolvimento físico, a função dos órgãos sexuais, a longevidade, a força dos ossos, aos cabelos, a audição, aos dentes, etc.


Para além dessas associações, existem as noções de:

- Elemento Água equilibrado: ou seja, uma energia dos Rins e da Bexiga forte e equilibrada nos faculta vontade, calma dentro de nós, decisão, perspetiva corajosa na vida, sentido de ouvinte, profundidade, a realização de coisas na vida aceitando os avanços e os recuos do decurso normal dos eventos, uma saúde forte, condutas sexuais equilibradas, suavidade de caracter, força, ponderação, etc.

- Elemento Água desequilibrado: ou seja, uma energia dos Rins e da Bexiga fraca e desequilibrada se traduz em nós por sentir medo e insegurança na vida, por dificuldade em ter força de vontade, por uma situação de doença crónica, por ser susceptível a doenças, por uma fraqueza geral, por uma disfunção sexual, por indecisão, inquietação, estar em alerta, pouca vontade, e ainda por sujeição aos medos e as angûstias profundas, por desconfortos lombares e ósseos, etc.


Então como podemos manter, recompôr / repôr o elemento água em equilibrio?


"Puxando desde já a brasa para nós": usufruindo dos serviços da Zen Shiatsu 8 & ZS 8 Sport!


E mais ainda! Pense da seguinte forma: o elemento água armazena os recursos e as reservas, é tipo uma bateria de telemóvel, cuja disponibilidade aumenta e diminui conforme o uso e o carregamento: esta visão deste elemento é muito importante!

Deve recarregar a sua bateria regularmente e muito em particular no Inverno!

Dito isto, e sabendo que o nosso corpo não repõe os nossos recursos para o mesmo nível do nosso nascimento, devemos dar o nosso melhor para repôr (carregar a bateria!) o elemento água de modo mais eficaz possível com base nas nossas escolhas saudáveis de estilo de vida e de cuidados próprios!


Os Taoïstas debruçaram-se sobre este assunto e muitas das ideias abaixo seguem os seus conselhos!


E que escolhas são essas? Como manter um elemento água forte?


1. Escolhas de estilo de vida:

a. Descanso: ouça o seu corpo! Actividades físicas em excesso?

Conserva o máximo de energia possível, não vá para além das suas capacidades atuais: evite situações de pré burn out, em que o seu corpo pede um momento mas a sua vontade se sobrepõe a este e obriga o seu corpo forçando a mais uns minutos (a concluir um trabalho no computador, a passar a ferro além de já ter cuidado de outras coisas, etc.). Procure reduzir o impacto global de stress vivido diariamente e que o esvazie do seu elemento água; muito mais ainda no Inverno. Saiba como planear a sua actividade física e o seu repouso, manter o seu equilibrio actividade/descanso, contacte-nos!

Procure abrandar a vida social e as actividades para ficar em casa: por exemplo, ler um livro em frente a lareira, passar momentos de convívio em família.

b. Reposição: procurar atividades em que você sente que recarregue a energia do seu corpo e da sua mente é importante para contrariar o excesso de esforço, de stress e de esgotamento da sua energia. Caminhar na natureza é um dos elementos chave: a floresta é um dos mais eficazes modos para lutar contra o esgotamento mental que suga literalmente a nossa energia vital! Realizar aulas de Pilates ou Yoga!

E procure junto de nós algumas sugestões dessas actividades, temos oferta de Pilates individual, em duo, em trio, em mini grupo: contacte-nos!

c. Relaxar: excesso de pensamento? Ansiedade? Receios? Stress com sudação excessiva? Pense na importante conexão entre o seu corpo e a sua mente! Não se ponha a inventar desculpas, em especial as que se repete a si mesmo vezes sem conta ao longo de tantos anos, tome uma atitude! Encontrar maneiras de lidar com emoções desconfortáveis é importante para manter o corpo saudável e evitar de constantemente esvaziar a “bateria da vida”.

Procure-nos oferecemos aulas de meditação / mindfulness (atenção plena)!

d. Regrar a sua atividade sexual no Inverno, pois o excesso nesta estação pode afetar negativamente a força e a capacidade do elemento água. Aprende a canalizar a sua energia criadora desse momento para a sua saúde, evite desperdiçar esse força! Seja regrado, procure saber mais sobre o tema...

e. Procure adotar um estilo de vida "slow life", em particular no Inverno: deite-se mais cedo no Inverno, sobretudo em Novembro e em Dezembro, do que nas outras alturas do ano! Cuide e mime o seu corpo: procure as nossas massagens de caracter holístico, que vão analisar e tratar do seu corpo para além do físico, indo ajudar o seu mental e o seu emocional! Procure mais momentos de convivio em família!

Temos várias ofertas de massagens com visão holísticas e terapêuticas: Shiatsu Zen, Ayurvédica, Ananda Holística! Em que o shiatsu tem a particularidade de ser realizado com a pessoa vestida: muito prática em especial no Inverno!


2. Cuidados próprios no Inverno:

a. Mantenha o fundo das costas coberto e morno. Em particular no inverno, e não só!

b. Faça acupuntura, massagem shiatsu e ayurvédica, "pense fora da caixa" e desafia-se com o reiki e a radiestesia dos chakras, tudo isto de modo a manter a sua saúde e em particular as suas costas saudáveis e fortes (especialmente a zona lombar). Procure-nos!

c. Cuida de si próprio com exercícios de “restauro / reconstituição” da energia: chi kung, yoga, tai chi... E caminhadas na natureza. Procure-nos!

d. Use meias. Tal prevenirá o frio de subir pelo meridiano do Rim até á sua zona lombar.

e. Privilegia uma música de despertar suave no seu telemóvel, e não saia logo da cama, estira-se lentamente tal qual um gato!

f. Veja cada dia como um novo ciclo, uma nova oportunidade de viver esse dia de forma plena! Reafirma os seus objectivos de vida e agradeça por ter mais um dia neste mundo!

g. Realize algumas respirações pelo abdómen antes de se levantar da cama! E também faça algumas dessas respirações durante 2 minutos várias vezes ao dia! Se não sabe respirar pelo abdómen, então teremos todo o gosto em ensinar com as nossas aulas! Procure nos para saber mais! Em MTC/O (Medicina Tradicional Chinesa/Oriental) dizemos que a energia do Pulmão nutre a energia do Rim. Usaremos então essa energia para recarregar a "bateria" dos rins!

Ao longo do dia, tente reservar 2 minutos a cada hora para se recentrar sobre si mesmo ao realizar algumas respirações abdominais profundas.

  h. No fim do dia de trabalho crie um ritual de "corte" de tudo o que se passou nesse local, de modo a ficar lá, e chegar a casa com outra disposição que não a de um estado de stress... Caso seja a sua situação diária de trabalho!


3. Hábitos alimentares: algumas pessoas manifestam frieza e fraqueza (a) no inverno, enquanto outras manifestam rubor quente, rosto vermelho e irritabilidade (b).


a. Pessoas com sintomas de frieza: ou seja, sensível ao frio, com cansaço, com a lombar fraca, com disposição melancólica, ou até com fezes moles. Para essas recomenda-se durante o Inverno:

i. Evitar: ingerir alimentos frios (do frigorífico) e os que geram frio no seu corpo (comida congelada, comida crua, frutos cítricos e saladas).

ii. Procurar: cozinhar a vapor os seus vegetais e apostar nas sopas quentes. Adicione especiarias quentes: chili, pimenta, alho, canela e gengibre.


b. Pessoas com sintomas de calor: ou seja, com as bochechas vermelhas, sensação de aridez, com noites transpiradas, com a sensação de calor, ou com preguiça mental.

i. Só porque tem sintomas de calor, tal não significa que deve comer alimentos frios! Experimenta alimentos neutros e leves: batata-doce, frango, ovos, repolho – couves, espargos.

ii. Evitar: sobre estimular o seu corpo com líquidos térmicos: café, chá, álcool.


4. Hábitos de suplementação alimentares: o inverno é sinónimo de sintomas gripais e constipações!

Nunca tivemos acesso a tanto informação e com tanta investigação baseada em estudos científicos na área da naturapatia, da epigenética, da fitoterapia, etc.!

As fórmulas de plantas são "sempre melhor" do que uma planta só, e uma planta ("totum vegetal") é "sempre melhor" do que um dos seus componentes isolado ou princípio ativo! A Natureza criou bem as suas plantas, constituindo-as com os elementos necessários para trabalharem em conjunto (procure um naturopata para lhe explicar melhor esta ideia, ou leia o livro "Naturopatia, de João Beles, ed. Mahatma).

Componentes como própolis, equinácea, reishi, tomilho, sabugueiro, vitamina C e D, zinco, eucalipto, alcaçuz, pinheiro silvestre, etc. são nossos aliados (no livro suprareferido encontrará todos os estudos científicos relacionados com essas plantas e as conclusões desses sobre as indicações das mesmas): e aqui o ideal é começar antes de estar com os sintomas, preparar e auxiliar o nosso sistema imunitário; estando com os sintomas estes irão coadjuvar o seu corpo, não irão por si só curar (deve consultar o seu médico de acordo com os preceitos habituais)!

De notar também a importância do seu sistema digestivo, da sua microbiota para apoiar e reforçar o seu sistema imunitário (abordamos esse tema noutro artigo)!


Saiba mais contactando-nos!


Nota muito importante: não deixe a sua “bateria” chegar ao fim ou a um nível muito baixo, recarregue-a! Agora! Pois o Inverno é a estação por excelência para tal: a natureza abrandou o seu ritmo, tudo está em repouso, tudo está dentro da terra, a nutrir-se profundamente na terra, tudo abranda, inverna, o sol põe-se mais cedo e levanta-se mais tarde, siga o exemplo da natureza!


Uma boa leitura, e venham conhecer a Zen Shiatsu 8 & ZS 8 Sport.



コメント


Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page