top of page

Os Excessos Diários de Afazeres

Na nossa sociedade actual, os excessos de afazeres diários são uma constante.

Estes vão se repetindo dia após dia, mês após mês, ano após ano...

Ao ponto de se tornarem normais e não excepcionais.

Ao ponto de se lhe sentir a falta ou de se achar anormal ter um momento do dia mais brando e lento.

Irei abordar o tema de um ponto de vista corrente por um lado, e energético por outro; satisfazendo assim ambas as visões da vida!

Estes excessos diários de afazeres incluem: o trabalho, a vida social e as lidas da vida privada.

Explicitando melhor, o trabalho, as deslocações, o stress, as refeições rápidas, os horários, a actividade física, etc são todos factores que solicitem o corpo (em excesso ou todos combinados, estes solicitam o meridiano dos Rins).

As preocupações, as ansiedades e as responsabilidades podem ser acrescentadas a esta solicitação do corpo (este precisará de "beber" na energia da essência do Céu Anterior armazenada nos meridianos dos Rins, podendo originar um vazio do Yin importante e preocupante).

Fisicamente a produção de líquidos orgânicos poderá ser insuficiente, a produção de medula também, o cérebro está desde logo em perigo, a coluna fica fragilizada, o envelhecimento prematura desperta, e numerosos doenças encontram o caminho livre para se instalar!

No plano físico, acontece muitas vezes um mau equilíbrio entre trabalho e repouso. os períodos de repouso são insuficientes (e o Qi do meridiano do Baço ressente-se).

No plano nervoso, ocorre frequentemente um esgotamento do sistema nervoso. Notando-se a falta de sono, prejudicial ao equilibrio nervoso.

No plano psíquico, o Homem moderno está sujeito a múltiplos desejos, o que enfraquece os meridianos do Coração e dos Rins. Um desejo afasta outro porque devemos consumir!

Na Medicina Tradicional Oriental, os excessos de afazeres são causa de numerosos problemas como: cefaleia, obstipação, insónia, lombalgia, vertigem, perturbações da memória, etc.

O seu terapeuta de Shiatsu procurará dialogar consigo, educá-lo, aconselhá-lo, argumentar para evitar o caminho sem saída dos excessos diários de afazeres! Procure ouvi-lo, ele está cá para si, foi enviado para a Terra com um propósito muito simples: mostrar o caminho! Ouça o seu coração e não se deixe influenciar pela sua mente! O livre arbítrio é seu!

Até breve!

Nota: ver artigo "o "burnout" e os shiatsu terapêutico" de 07.04.2016 e artigo "como gerir a sua energia?" de 05.05.2019.

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page