Gravidez e Zen Shiatsu
Revisão do texto em 14.07.2017.
Já tive a honra de acompanhar com o Zen Shiatsu várias grávidas.
Essas sessões, em particular, transmitem sensações únicas (ressentidas pela mãe e pelo terapeuta) quando o bebé nos assinala que gostou de uma manobra de shiatsu ao se espreguiçar e se mexer na barriga da mãe! Os sorrisos e os risos enchem o gabinete!
É dito que o bebé de uma mãe que recebeu sessões de Shiatsu ao longo da sua gravidez, é um bebé que dorme de noite e se ri de dia! Até agora, tal se confirma!
Para além de todos os benefícios conhecidos do shiatsu, o shiatsu aplicado à mulher grávida é uma “ferramenta” perfeita para optimizar o desenrolar da gravidez e o bem-estar da futura mãe durante todo o período de mudança e de gestação.
O protocolo do shiatsu para a gravidez é específico e evolui ao longo da gestação. Este adapta-se para seguir a evolução da gravidez e apoiar as necessidades ressentidas pelo corpo.
Ora vejamos:
Até ao 3º mês de gestação, o shiatsu cuida dos desequilíbrios yin-yang geradores de náuseas e de vómitos, de insónias e outros, cuida de manter ou preparar toda a flexibilidade das ancas, e ainda, de possíveis situações de obstipação.
Do 3º ao 6º mês de gestação, o shiatsu permite ainda aliviar e libertar das tensões ao nível da lombar e da anca. Permite, ainda, tonificar os yin e ajudar assim o corpo da futura mãe a assegurar a ascenção da energia e o suporte da placenta.
Do 6º ao 9º mês de gestação, o protoclo passa ainda por incluir, na sua sessão de shiatsu, a libertação da zona digestiva (Fígado, Baço Pâncreas e Estômago) de tensões e de compressões, de um bloqueio do diafragma, e ainda de uma compressão lombar. A tonificação dos yin continua a ser realizada ao longo desses últimos meses.
Após o parto, o shiatsu sustenta a jovem mãe que passa por uma fase mais aguda de cansaço e por vezes de depressão pós parto.
O shiatsu permite também purificar os órgãos e o corpo após uma epidural.
Agradecimento a nossa colega e terapeuta francesa, Aurélia Ducarin-Guitton, pela ajuda nestas linhas elucidativas (www.shiatsu-qineizang.fr).