O "burn out" (esgotamento) e o Shiatsu Terapêutico
Créditos: partes do texto do blog Shinmon Shiatsu, Bélgica. Tradução Franco Costa).
"Desde várias semanas que a minha paciente regressa semanalmente à sua sessão de shiatsu. Esse momento é para ela um momento totalmente particular. O burn out obrigou o shiatsu a entrar na vida, e a sua vida está a mudar completamente!
Para tratar um burn out, precisamos de enormemente de tempo, e de muito apoio, que não apenas de shiatsu. Esta paciente beneficia dos sábios conselhos do seu médico, que a entende e que dá tempo ao tempo para que esta empreitada cumpre a sua tarefa!
Quando sofremos de um burn out, não estamos propriamente doente - naquele estar doente em que se toma uma medicação - mas o corpo não aguenta mais! O corpo "desliga-se" completamente, de forma que os mais simples gestos se tornem impossíveis de executar. Não conseguimos fazer mais nada, e ainda estamos sem vontade alguma! E é o corpo que diz de parar, que o mental deve seguir também nesse sentido! [Por mim, muitas vezes reside aqui uma fonte do burn out, a incapacidade de nos focarmos no presente, de sentir que estamos de tal modo "embalados" e "dominados" pela rotina da mente, que pedimos e exigimos demais desta e do corpo!].
Neste sentido, o Shiatsu Terapêutico pode ser uma potente ajuda; por se dirigir ao corpo em primeiro, e por trabalhar simultaneamente os níveis mental e emocional, ver espiritual...
Constatar-se-à frequentemente um corpo totalmente esgotado. Um corpo carente de atenção em todas as partes. [O diagnóstico do abdómen evidenciará uma fraqueza geral, e a apalpação aos órgãos apontará para um elemento "água" ainda mais kyo, bem como o "terra"; a "madeira" estará provavelmente "jitsu").
Nos casos de burn out é imperativo parar qualquer actividade. O corpo entrou numa fase tipo de hibernação, na qual deve-se tomar todo o tempo para si, não encetar nada, não querer iniciar nada... Em certos dias, estaremos com pouca energia, e em outros, sem nenhuma... Deve-se aceitar esses factos, até reencontrar um equilíbrio, até este se estabelecer de novo, e perdurar no tempo!
Só a partir daqui, deve pensar de novo em retomar as suas actividades: retoma essa que deverá ser parcial e progressiva! Pois ocorrerão certamente episódios de pequenas recaídas.
Perguntei-me o que é que no Shiatsu Terapêutico faculta um auxílio tão importante aos casos de burn out?
Encontrei que existe escuta das queixas do paciente, e ainda que existe o toque no paciente: algo que tende a desaparecer...
Por outro, o shiatsu permite restaurar a energia vital, de reequilibrar e harmonizar de novo, em profundidade, as funções do corpo, os
orgãos, os músculos, para funcionarem de novo em harmonia!
E ainda, existem os ensinamentos de condutas básicas que tantas vezes ignoramos por preguiça e descuido próprio!
Cada caso é diferente, mas trabalharemos sempre de modo a facultar energia, força, física e anímica, e ainda a gerir as emoções, a aprender o desprendimento, a centrar-se em si, a se ouvir e a não se esgotar pelas circunstâncias da nossa existência.
É pena ver alguém ter deixado a situação ir tão longe, com ou sem culpa. A verdade é que devemos arranjar tempo para nós, trabalhar de forma preventiva, quando tudo está bem, arriscando menos a cair num burn out ou noutra qualquer doença.
Este é o credo do Shiatsu, que não devemos cessar de proclamar!
O burn out é um sério sinal do corpo, que não mente, e que vem nos dizer que é tempo de parar e de reconsiderar completamente a sua vida, ver mudá-la!
Então muda a sua forma de ver e de pensar, veja esse acontecimento como uma oportunidade e um momento onde não terá mais nada a fazer do que cuidar de si e olhar para o outro lado da montanha! "