top of page

O Corpo, as Emoções, o Fígado, a Mente e o Espírito: a ligação entre eles segundo a Medicina Tradici


Quem minimamente procura entender o seu fígado, saberá o que é prejudicial a este órgão. A saber: uma má alimentação, os maus hábitos de vida, o sedentarismo, a poluição, e todos os tipos de substâncias tóxicas que inalamos ou ingerimos...

Agora, com certeza, muito poucos de entre vós saberá que as nossas emoções negativas também poderão afectar o seu bom funcionamento. Falamos aqui de emoções como as irritações, as zangas, as crispações, as cóleras e até das ira e raiva! Emoções que ressentimentos no quotidiano - qualquer que seja a fonte ou a causa destas - em maior ou menor grau!

De onde advém esta visão que as emoções influenciam o corpo?

Segundo a antiquíssima Medicina Tradicional Chinesa, todos os nossos órgãos, tecidos e músculos estão ligados às nossas emoções, ao nosso espírito e à nossa mente, e tudo isto está interligado também pela via do meridianos, e por aí todos são afectados no seu funcionamento pelos desequilíbrios dos outros!

Numa sessão de Shiatsu Terapêutico, as emoções ressentidas poderão indicar ao terapeuta quais os órgãos e as partes do corpo passivos de estarem em sofrimento, e ainda, a partir de certas doenças em órgãos achar quais as emoções em causa!

No caso do Fígado, é a cólera e a frustração que operam sobre ele! Estas duas emoções não devem ser reprimidas em nós, porque tal afectará directamente o funcionamento do nosso Fígado como se estivéssemos a comer um prato cheio de gorduras não saudáveis!

As emoções aqui presentes para além das já citadas, e no caso do Fígado, são também: o rancor, a amargura, e as crise de nervos!

E o que costume advir dessas emoções reprimidas em excesso?

Além de "travar" o funcionamento do Fígado, tal gere mais doses dessas emoções, e ainda, afecta o corpo físico: as tensões musculares no pescoço, nos ombros, nas omoplatas, as dores de cabeça, as sensações de formigueiros ou de dormência nas mãos, os problemas de visão, de vertigens, de sono perturbado, etc...

Entramos assim num círculo vicioso, que irá acabar com o passar do tempo, em problemas bem graves!

Que recomendações para suprimir essas emoções?

A solução para não reprimir essas emoções não é assim tão simples quanto parece, pois é muito difícil mudar a forma como reagimos aos acontecimentos da vida! E mais, aquando do diagnóstico ao abdómen pela teoria do Zen Shiatsu, tais situações surgem frequentemente, e sejamos honestos, poucos são aqueles que aceitam falar sobre o tema, acabando por negar ou não aceitar as palavras do terapeuta.

Aliás, gostaria aqui de afirmar, que as palavras do terapeuta de shiatsu não são de julgamento, nem de apontar a dedo defeitos: o terapeuta deve ajudar o paciente a entender-se e a descobrir-se, e ainda apontar uma direcção, mas em nenhuma situação se colocará numa posição superior, antes pelo contrário!

Então que soluções estão disponíveis?

Deve procurar recorrer a todas e explorar mais aquelas que o beneficiam em maior grau!

Aprender a nos conhecer!

Descobrir quais as situações, quais as pessoas, quais as palavras que nos despertam essas emoções e analisar de que forma ocultamos essas emoções: por um silêncio, por um sorriso, etc...

Procure a ajuda de um terapeuta para gerir essas emoções!

Aprender a comunicar!

Esta é uma das primeiras etapas para não reprimir a nossa cólera. Poder falar com serenidade o que ressentimos e o que nos faz sofrer, sobretudo com as pessoas que amamos, e depois com as pessoas contra as quais lutamos a cada dia, em especial no nosso ambiente de trabalho. É uma etapa muito difícil e que requer muita coragem, mas cujos resultados serão satisfatórios!

Praticar desporto!

Pois este ajuda-nos a descarregar as tensões físicas! E se praticado em plena natureza, ainda melhor!

Exprimir-nos!

Existem numerosas formas de nos exprimirmos, sobretudo quando nos é difícil de comunicar com as palavras, e ainda mais, quando somos pessoas introvertidas ou demasiadas orgulhosas!

A arte é uma excelente forma de expressão! Tudo o que envolver a sua criatividade será um excelente meio de apaziguar e regular essas emoções!

Massagem ou auto massagem!

Libertar as tensões a nível físico e, para as pessoas com maior abertura mental, a nível energético, será um excelente ponto de começo para tirar um maior partido das outras soluções!

Procure o seu terapeuta de Zen Shiatsu!

Nota: se encontrar qualquer informação errónea neste texto ou que achar útil acrescentar para melhor compreensão deste tema, não hesite em contactar pelo email disponível na zona dos contactos.

Parte deste texto foi extraído do seguinte artigo (deixo aqui os meus agradecimentos):

http://amelioretasante.com/reprimer-nos-emotions-bloque-notre-foie/

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page