top of page

Aromaterapia? Óleos essenciais versus essências? Como usar?


A Aromaterapia pode ser definida como a arte e a ciência de usar as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais, para promover a saúde e o bem estar do corpo, da mente e das emoções.

Quem de entre nós nunca ficou inebriado com um delicioso odor de uma flor a acariciar e a despertar as suas faculdades olfactivas?

Antes de mais, fique a saber que existe uma diferença de grande importância aquando da compra de um óleo essencial, independentemente do seu fim!

Tenha atenção ao seguinte para não se enganar: existem os óleos essenciais e existem as essências!

Os óleos essenciais são substâncias naturais, voláteis, que não se misturam com a água. Ademais, os óleos essenciais são extraídos de diversas partes das plantas aromáticas, por diversos métodos: por exemplo, por destilação a vapor, a partir das raízes, das folhas, das flores, das resinas, das sementes e dos galhos, ou por expressão a frio (raspagem), a partir das cascas e frutos cítricos. Ambos estes métodos permitem conservar os princípios activos da planta de origem.

Enquanto que as essências são substâncias industrializadas com a finalidade de obter o aroma agradável idêntico ao natural e a menor custo, portanto não tem a riqueza de substâncias e propriedades terapêuticas dos óleos essenciais. E até acrescento, que para além de não obter os efeitos terapêuticos pretendidos, provavelmente, poderá ressentir algumas dores de cabeça após o seu uso, sem falar que tudo o que é químico e absorvido pela inalação ou pela digestão, será filtrado pelo seu fígado, que armazenará as substâncias tóxicas que não conseguirá destruir ou expelir…

Dito isto, seguimos em frente!

Como actuam os óleos essenciais?

Eles são 100% naturais, extremamente concentrados, e penetram no nosso organismo através do sistema respiratório (por inalação da libertação do aroma no nosso ambiente) e/ou através da pele (numa massagem, no banho, em compressas, num escalda pés, num pós-banho, ou num pós-depilatório, etc.) sendo completamente absorvidos pelo organismo, sem deixar resíduos nocivos!

Como se usam os óleos essenciais?

Salvo a lavanda e o tea-tree/melaleuca, todos os óleos essenciais devem ser diluídos para o uso, e nunca aplicados directamente sobre a pele (apenas os profissionais com formação na área da aromaterapia saberão manuseá-los nessas circunstâncias)!

Quais as propriedades terapêuticas dos óleos essenciais?

Das diversas categorias de plantas e árvores, a partir das quais são extraídos os óleos essenciais, advêm diversas propriedades terapêuticas que nos beneficiam: eis alguns exemplos, o aumento da eficácia do nosso sistema imunológico, a prevenção de vários estados emocionais e físicos; tais como apatia, depressão, insónia, stress físico e mental, TPM (tensão pré menstrual), desânimo, dores de cabeça, ansiedade, dores musculares, inflamações, etc. Têm ainda propriedades expectorantes, desintoxicantes, regenerativas, analgésicas e cicatrizantes, entre outros…

Tudo isto porque os componentes químicos naturais de cada óleo essencial estimula a produção de substâncias (hormonas e outras) do corpo responsáveis pela recuperação e equilíbrio da nossa saúde física, mental, emocional e energética.

No entanto, existe uma forma simples e segura de os usar! Vejamos como posso ambientar a minha casa? O meu gabinete? O meu quarto?

Basta um queimador de óleos essenciais (ver foto), no qual coloca um pouco de água ou uma mistura de água com álcool etílico (em partes iguais, na minha óptica), depois adiciona as gotas do seu óleo essencial favorito.

Quantas gotas?

Isso depende do volume de ar do local a ambientar, mas podemos indicar uma proporção simples: colocar 10 a 20 gotas por cada 20 metros quadrados de área do local que pretende ambientar. Aqui tenha o bom senso de testar a intensidade do óleo escolhido para acertar na quantidade de gotas certas, pois alguns óleos essenciais têm uma intensidade odorífera muito superior a outros!

Gostaria de saber mais?

Enquanto terapeuta de Zen Shiatsu, com conhecimentos de base de aromaterapia, não só usarei esses nas suas sessões, como ainda, poderei ajudá-lo(a) a escolher um ou mais óleos para os fins de que necessita! Aliás, os meus actuais clientes já usufruem destas dicas para o seu dia-a-dia, retirando muitos benefícios!

Posts Em Destaque
Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
bottom of page